Chuva de Meteoros

shuva-de-meteoros

Ontem eu recebi um telefonema inusitado da minha amiga N., convidando para ir na casa dela ver a chuva de meteoros. Aí eu perguntei: Hã? (né?) e ela me explicou que ia ter uma chuva de meteoros ontem e que seria visível em qualquer lugar do planeta, só que precisava ser um lugar escuro e tudo o mais. Na minha casa impossível, né? Só que ela mora meio afastado e lá dá para ver bem melhor.

Chegamos lá, deitamos na varanda e ficamos olhando para cima. No início a gente não tava vendo nada direito e nem tivemos certeza. Aí alguém teve a brilhante idéia de se deitar e lá fomos nós para o chão ficar olhando para cima. AÍ começamos a ver!!
No final, acho que somados vimos uns 20 meteoros. Algumas vezes só uma pessoa via, outras todos viam. Foi muiiito legal.

Aí surgiram algumas questões, tipo, aquela névoa que a gente tava vendo era alucinação ou a via láctea? A minha teoria é de que devia ser poluição mas eu fui procurar no Google e DÁ pra ver a via Láctea!!!! Então aquilo provavelmente ERA a via láctea, olha que SUPER!? Outro momento hilário foi a V. olhando para Venus e dizendo “Olha que estrela brilhante, é a que brilha mais!” aí a gente disse pra ela que não era uma estrela, era um planeta. Meia hora depois, cai a ficha e ela diz “É o meu planeta! Eu descobri um planeta!”

A gente também tentou procurar os outros planetas, mas não conseguimos. E eu descobri que sem óculos o céu tem bem menos estrelas que com. Meu grau é tão grande, eu acho, que as menos brilhosas se misturam com o céu…

Enfim, eu achei um site com as datas de chuvas de meteoro, é esse aqui. Acho que da próxima vez vou pra roça de verdade ver, porque aí nem luminosidade tem e dá para ver direitinho.

Agora vamos à utilidade pública e o auxílio com dever de casa.

O que é uma chuva de Meteoros, Bell??

Assim, meteoros caem na Terra o tempo todo, mas uma chuva tem esse nome porque são vários meteoros dentro de um certo período de tempo. Eles geralmente são componentes da cauda de um cometa e quando a Terra passa perto de um, eles entram na nossa atmosfera e podemos vê-los. São as famosas estrelas cadentes.

Ah… que legal! Mas por que parecem estrelas?

Porque ao entrar na atmosfera em uma velocidade absurda, o atrito com os gases desta fazem com que a pequena rocha pegue fogo. A maioria dos meteoros que caem na Terra nem chegam à sua superfície. Não é lindo? A Atmosfera além de ser o motivo pelo qual existe vida na Terra, ainda nos protege de sermos bombardeados com meteoros o tempo todo. Vê se Marte tem essa tecnologia? TEM NADA!

Ah, e por que planetas brilham mais do que estrelas no céu!?!?! ELES NÃO TÊM LUZ PRÓPRIA, ALOOOU!

Aquelas estrelas que você vê ao olhar para o céu estão a cententas de milhares de anos luzes daqui. Um ano luz é a distância que a luz percorre em um ano e não é pouca coisa (299 792 458 metros por segundo, se isso significar algo para você). Então elas estão longe para caramba e alguma parte do que você vê no céu pode nem existir mais!
Já com os planetas o esquema é diferente. Estamos no mesmo SISTEMA, logo, somos vizinhos beeem próximos em termos de Universo. E eles brilham muito mais do que aquelas estrelas que estão longe para caramba simplesmente porque eles REFLETEM a luz do sol. Igualzinho à lua. ;D

Sem mais perguntas, preguiça de escrever sobre cometas. Conhecimentos todos adquiridos ao assistir Discovery Channel. Pretendo fazer Introdução à Astronomia e Astrofísica semestre em breve também ;D

6 Comentários

Arquivado em Random

6 Respostas para “Chuva de Meteoros

  1. *-*
    Que legal, chuva de meteoros. Deve ser massa… Sou fissurada por essas “coisas do espaço”.
    Bom, sou a liivinha da GR. ^^

    ;*

  2. larissa soares

    Oi, Bell!!!

    Amei o post, deve ter sido demais olhar para o céu e ver essa chuva de meteóros. Tenho uma amiga que se soubesse que isso estava acontecendo ela iria ficar louca de curiosidade para ver, hehe.

    BTW, eu amei o post interior a esse tbm, morri de rir.

    XD

    Beijos

  3. Eu estava sabendo dessa. Mas quem disse que eu conseguir ver? Na verdade lembrei, só que a luminosidade aqui é sobrecomum hehe, então perdi essa. Deve ter sido lindo, e esses comentários dos seus amigos foi hilário rsrs

    Bjs

  4. oiii eu sou thalia

    vc sao idiotas

  5. Livia

    Amei saber disso e legal uma menina com o mesmo nome que eu bjs!

Deixe um comentário

