Roller Derby – Patins, minissaias e arranhões


Infelizmente, eu nunca aprendi a patinar quando era pequena.
Siiim, me chame de sem infância, mas eu tinha um pouco de medo de cair no chão, quebrar todos os dentes e morrer engasgada com o meu nariz.
Preferia uma bicicleta.
Porém, há pouco tempo, eu li um livro MUITO LEGAL da Shauna Cross, “Derby Girl”.
É a história da Bliss, que descobre um esporte alternativo punk rock old school true EPIC death metal from hell chamado, hm, Roller Derby.

Mas o que DIABOS é Roller Derby?
Bom, imagine uma pista de patinação. Imagine um bando de garotas malucas (Nem sempre foi um esporte predominantemente feminino, fica a dica) se esmurrando e desviando de outras garotas caídas. Imagine uniformes divertidos e apelidos como duplo sentido. (Malice In Wonderland, Babe Ruthless, Dinah Might)

Como podemos ver, é um esporte muito gracioso.

O Roller Derby surgiu lá pelos anos 30, e consistia mais numa corrida do que num esporte de contato. Só que os organizadores perceberam que os momentos de choque entre os competidores eram muito mais legais do que um bando de idiotas correndo.
Aí eles pensaram “MWHUAHUAHUHA” e o esporte ganhou reputação de rápido, violento e cruel.
Nos anos 70, perdeu um pouco de força, mas no começo dos anos 2000 ele voltou mais forte do que nunca, com as ligas femininas do sul dos Estados Unidos.
Querem as regras?
O jogo consiste em uma série de corridas (chamadas jam, que duram dois minutos cada) entre dois times, cada um com cinco jogadoras. Uma atacante (a única que marca pontos), três zagueiras e uma pivô. Dá para diferenciá-las pelo capacete: a atacante tem uma estrela nele, as zagueiras usam capacete liso e a pivô usa o capacete listrado.
No começo da partida, as zagueiras e a pivô ficam em fileira, em cada lado da pista e o árbitro apita. Então, elas patinam em grupo enquanto as atacantes esperam na linha de partida.
Quando as outras estão a 6 metros da linha de partida, as atacantes já podem, hãã, atacar.
Na verdade, elas tem que desviar das zagueiras malvadas e chegar ao outro lado. Na primeira volta, as atacantes não marcam pontos, mas a garota estrelada que desviar da pivô vira a atacante líder e pode parar a corrida colocando as mãos no quadril.
Os pontos começam a partir da segunda volta, cada jogadora ultrapassada pela atacante conta um ponto.
Quando terminam os jams os juízes contam os pontos e acontece a esperada hora do “And the winner is…”

Muito ÉPICO, não é?

Mas só existem equipes de Roller Derby em São Paulo, o que é trágico. -FUUU!
E quando você vai numa loja de esportes mainstream como a Centauro e pergunta onde está o Equipamento de patinação os vendedores seguram o riso e dizem “Deve ter lá na Rihappy ou na Ciatoy!”

Um esporte tão foda quanto patinação realmente deveria ser mais conhecido no Brasil. D:

Vale lembrar que o Roller Derby é democrático, garotas de todos os tipos físicos podem participar. Gordinhas e magrelas, não temam!

Antes que você vá ao Parque da Cidade treinar um pouco, não esqueça que NÃO DÁ para praticar Roller Derby com os seus velhos patins in-line ou seus patins artísticos, a menos que você queira desfilar por aí com uma bela botinha branca.

Contemple a glória do patins para Roller Derby!

Ah, vai ter até um filme, Whip It, dirigido pela Drew Barrymore e estrelando a Juno Ellen Page, como a Bliss!

28 Comentários

Arquivado em diversão, gordinhas, informativo, patins, Roller Derby

28 Respostas para “Roller Derby – Patins, minissaias e arranhões

  1. Pâm Gonçalves

    Eu amei o esporte quando li Derby Girl. Assim.. se tivesse aqui por perto eu com certeza começaria a praticar! hahaahhaE dai que eu fosse ficar toda roxa? A emoção seria muito melhor!Adorei o post! *-*

  2. Lily

    Muito bom o post! :DAinda não li Derby Girl, mas quero muito. Esse esporte parece ser o máximo, pena que nada por aqui. :(E quero muito ver Whip It. Parece que só estreia aqui em maio, não sei.

  3. Dandra

    Esse esporte deve ser tuudo de bom, cara eu adoro bater nos outros, e esse jogo, tipo, tem tudo a ver comigo, empurrar, numa verdadeira luta épica hahaAdorei o desenho das meninas no começo do post!Ainda não li o livro, nem vi o filme, mas vou fazer rs

  4. Lívia

    Eu li o livro ontem e fiquei louca de vontade pra praticar… ou pelo menos aprender a patinar :DSó há um pequeno empecilho… Esses patins além de difícies de achar, são caros.Valeu pelo post, realmente gostei ;)xxo

  5. Gabby

    Acabei de assistir Whip It, e devo dizer ,MUITO bem executado. No fim dá aquela vontade de pegar os patins e formar times roller derby's.Pena que só tem em SP D:

  6. Paula

    Adorei seu post, depois de assistir Whip it,fiquei morrendo de vontade de formar uma equipe ,gostei mesmo do esporte,mas aqui em Brasília não tem nenhum equipe ai fica difícil!Ótimo blog!

    • Paula e povo de brasilia…vou agilizar uma equipe em brasilia..quem quiser fazer parte comunique-me….estarei indo p/ SP encontrar as garotas de la….e trocar receitas…
      quem quiser agitar tamos ae!!
      kisses!!
      Caru

    • ola paula e meninas de brasilia,bom meu nome e adarciana e eu sou daqui de brasilia e eu gosto muito de roller derby, e fiquei sabendo que aqui em brasilia tem sim grupos de meninas de roller derby e elas marcam para se encontrar em muitos lugares para os treios,bomproci=urem em sites que vcs vao encontrar varias cidades que ocorrem treinos de roller derby.

  7. Alice

    Alguém sabe qual o modelo destes patins???
    Gostaria de adquiri-los, mas não encontrei nada no google :/
    Mesmo que sejam importados…
    Se alguém puder ajudar, ficarei grata!

  8. jacky_incolume

    Amo esse esporte ja montamos times aqui em rib preto mas o fo.. é o patins e o lugar =/ qndo eu for pra sampa quem sabe =p

  9. Evellyn

    Eu assisti o filme Garota fantastica e me amarrei no esporte Roller Derby.Nhora da aquela vontade de montar times de roller derby’s.Falei com minha mãe que queria praticar o esporte ,ela me deu a maior força so que e ela ficamos tristes quando descobrimos que tem só em SP.
    Garotas vocês são do Rio de Janeiro tbm??Pq se forem que tal montarmos um time de roller derby?
    Se uns começam as outras tbm vão qr!

  10. Nossa, eu assisti ao filme ‘WHIP IT’ e na hora me deu uma vontade de pôr uns patins e saí batendo por aí! Muito bom po! sempre amei andar de patins, sempre foi uma paixão minha… e agora aumentou, é perfeito!
    Deveria ser mais reconhecido no Brasil, um esporte tão foda como esse…

  11. Luma

    vai Caru Vai Caru

  12. Adriana

    Muito bom!! Esse esporte demais…
    Mas na verdade dei uma passadinha aqui pq algumas garotas perguntaram sobre os patins. Moro em Londres e acabei de comprar um roller derby muito bacana, aqui eh muito facil de encontrar pela internet, os precos varias de £40 ate £250 libras, cerca de 100,00 ate 600 reais(aproximadamente) se vcs quiserem dar uma olhadinha o site eh http://www.skates.co.uk parece meio tosco mais eh confiavel…mas no Brasil infelizmente nao sei onde vcs podem encontrar…

  13. vic

    será que tem alguem aki de curitiba afim de montar um time de roller derby’s junior?

  14. poppy drawn

    Adooro patins, roller derby.. e .. aqui no ES estamos montando uma equipe d roller d. mas, o grande problema está sendo encontrar esse tipo d patins por aki u.u …
    somos as “strip rollers” . se souberem d algum lugar no Brasil q vende esses patins.. me avizem please!
    té mais galerÊ

  15. Jullys

    Sou de Brasília e fiquei interessada… vai rolar msm?!

  16. Natalia

    Eu estava vendo tv com a minha mãe e passou uma reportagem sobre Roller Derby, fiquei louca de vontade de fazer,por que des de pequena que adoro andar de patins.Achei muito legal….Adorei o visual

  17. nossa, nao lembro de ter lido esse post. enfim, sou a Beki da liga Ladies of HellTown, a 1a do Brasil, se alguem tiver alguma duvida, quiser montar um liga, quiser saber se ja tem liga na sua cidade, pode nos mandar um email ladiesofhelltown@hotmail.com

    beijos e derby on!!!

  18. bom o meu nome e adarciana,e eu começei a gosar de roller derby ao assistir o filme garota fantastica com (ellen page) e ja tinha ouvido alguns comentarios sobre roller derby,e amei,amei mesmo,e quero muito participar,nao me emporta se ficar com alguns arranhoes o que emporta mesmo e a emoção.♥

  19. Galera, existem ligas de Roller Derby em boa parte do território nacional. Se quiserem saber onde tem uma perto de vcs, entrem no http://www.facebook.com/rollerderbybrasil e se juntem a nós! =)

  20. andressa

    adorei o esporte e adoraria partiocipar mas nunca usei um patins na minha vida

Deixe um comentário

