Se você diz: "É a maior febre desde Harry Potter!", eu te desprezo.

Meu nome não é Harry!

Após o maravilhoso fail da Revista Veja em classificar Ladrão De Raios como “Auto-ajuda e esoterismo” (Isso foi semana passada, eu sei) e mais algumas matérias infelizes de gente que NÃO SABE PORRA NENHUMA de livros young-adult e fica tentando classificar os últimos sucessos, resolvi postar meu desabafo.

Noffaaa! Que plágio! (E o Logan é muito mais bonito, não se esqueça)

Jornalistas teoricamente deveriam expôr um ponto de vista diferente das outras pessoas, ajudando uma compreensão interessante e completa dos fatos.
Mas não. Aposto que alguns deles pensam: “Vou escrever a mesma coisa que milhares de colegas meus escreveram nas revistas concorrentes porque eu sou muito do mal e odeio meus leitores. mwhuahauha.”
Sério.
É isso que eu imagino quando eu vejo MIL MATÉRIAS IGUAIS falando que Percy Jackson é o novo HP. Não, não é. Todos eles ficam falando da fórmula que todos as sagas infanto-juvenis têm em comum. É sempre a mesma coisa, entende? Poucas falam do gênio que o Riordan foi criando uma aventura que agrada todo mundo, repaginando os mitos antigos. Se falam, são breves. Me deparei com duas ou três que realmente gostei, como fã da série.
A única coisa que eu odeio mais que isso são aqueles velhos que ficam falando que Ponte Para Terabítia não é adequado para crianças porque a menina morre. E que o Artemis carrega menininhas para o mal-caminho por causa do seu charme de anti-herói.

Artemis: Gênio, rico, maldoso e com nome de menina.

E sabe porque PJ&O e HP atraem tantos leitores adultos? Porque não foram feitos sob medida. É simplesmente uma boa aventura, com ação e personagens divertidos. É tudo que uma história precisa, afinal. Gosto de pensar que para escrever um bom livro, é preciso gostar do que está escrevendo e não usar uma receita mágica.
Receita é coisa que a gente usa para fazer bolo, não histórias!
Ao contrário da crença popular, adolescentes não gostam de fórmulas prontas.
Se você, leitor, está escrevendo uma obra baseada em clichês, queime agora mesmo ou você vai ter uma história sim-plória.
Percy Jackson não é cópia de HP. Crônicas de Spiderwick não é uma versão piorada de Harry Potter, é uma história diferente.
Prostituída Marcada não é a mesma coisa de Crepúsculo, que por outro lado é a mesma coisa de Diários Do Vampiro, já que é um plágio.

Obrigada por nada, Stephenie Meyer!

Séries literárias são uma epidemia do Séc. XXI, aceite isso e não fique cutucando a ferida. Enfim: compre livros, não os compare e não seja escravo dos best-sellers. Tem muita coisa legal que não, não é o novo Harry Potter.

7 Comentários

Arquivado em revolts

7 Respostas para “Se você diz: "É a maior febre desde Harry Potter!", eu te desprezo.

  1. Dandra

    Concordo e adorei!Estou de saco cheio de tanta merda de comparação.Vc já disse tudo, nem preciso acrescentar nada :DBjs

  2. Pâm Gonçalves

    MEU DEUS! Tenho que te aplaudir!Eu sempre quis falar isso mas nunca consegui expressar isso da forma que tu colocou!Me dá tanta raiva compararem histórias diferentes! O pior é quererem igualar histórias que não acrescentam em NADA, no máximo um desejo de ser mordido hahaha. Fico feliz que Percy Jackson esteja tomando essas proporções, precisamos de alguma coisa pra abafar vampiros. Eu que os adoro estou ficando enjoada. Aliás, preciso muito ler PJ&O. Preciso de algo que me acrescente alguma coisa, e ao mesmo tempo eu goste de ler 🙂

  3. Lucci Badolato

    Realmente, é uma coisa que me irrita essas comparações idiotas.Nós que gostamos de ler, acabamos sento massacradas por comentários ridículos das pessoas que só acham que tudo é "igual" e ficam comparando. Se acha igual, vai ler e ver a diferença, não tente comparar!As pessoas falam tanto dos nossos queridos livros que acabam banalizando, daqui a pouco tem um reino de posers se dizendo fãs sem nem ter lido a contracapa do livro…Parabéns pelo post! Concordo com tudo!!!Abraços!!!

  4. Lily

    Post genial!Sério, já disse tudo aí. Merda de comparações ridículas.E o nível de jornalistas e críticos tá caindo muito, já que eles só servem pra comparar.

  5. Debyh

    Bom com toda ctza concordo com vc! Essas criticas feitas pela imprensa (não especializada e q não entende nada) me dá nos nervos ¬¬' na epoca do lançamento do 3º livro (ou 2º faz tempo não lembro rs) haviam criticas e mais criticas completamente infundadas… E outra essa coisa de Novo Harry Potter não tem nada vê o Harry é o Harry e pronto, não precisam substitui-lo.Otimo post o/

  6. Betynha

    Achei digno o post e concordo em gênero, número e grau. E acrescento que Harry Potter e Percy Jackson só se parecem na empolgação que exultam em quem lê. Essa foi a única coisa que eu vi semelhante entre ambos, porque fiquei absolutamente empolgada ao ler a histórias deles.Acho Riordan um excelente escritor que soube reconstruir mitos e adaptá-los à nossa realidade. Isso é um mérito dele e exclusivo de PJO.JK também tem seus méritos. É um gênio.Mas no dia em que HP e PJO forem 'iguais' eu desistirei de ler séries.

  7. meli

    Verdade! o importante é varia na hora de ler e não ficar preso somente nos best sellers ou sagas e o diabo a 4.Cada livro tem uma dinâmica e um estilo diferente do outro. Qndo não tem, como vcs mesmas disseram, é plágio! Acho mt ruim ficar comparando qq coisa. Prefiro que critiquem e digam o que acham da história do que comparar, pois cada autor, pelo menos os de verdade, teve uma inspiração que é só sua para escrever seu livro.Adoronnnnnn os posts daki!bjo

Deixe um comentário

