Muiito Épico: Fábulas – Lendas no Exílio

Quem me segue no twitter deve ter observado a minha angústia quando a algumas aquisições que fiz na Comix recentemente. Além de terem demorado um século para chegar, eu ainda consegui a façanha de comprar tudo um dia antes da loja ficar em promoção. De qualquer forma, todas as minhas compras chegaram e eu comecei lendo Fábulas: Lendas no Exílio.

Capa de Fables 1

Fábulas é uma graphic novel (HQ, seja lá como você chama) iniciada em 2002, criada por Bill Willingham para o selo Vertigo da DC Comix. O encadernado com o primeiro arco de histórias foi publicado aqui pela Pixel Media, que hoje em dia é um braço da Ediouro que só tem Luluzinha Teen ao que eu saiba. Os direitos da Vertigo hoje em dia são da Panini e com o lançamento do quarto encadernado, eu senti MUITA vontade de começar a ler a série, principalmente depois que eu descobri do que se tratava…

Capa de Fables 2

Esse encadernado nos apresenta a um mundo onde todas as Fábulas foram exiladas de suas terras pelo Adversário e estão morando em duas colônias nos Estados Unidos: uma em Nova Iorque e outra numa fazenda escondida num bosque no interior. A de Nova Iorque é para todos aqueles que assumem forma humana e a fazenda é para aqueles que não tem como passar por humanos… As colônias são administradas pelo Rei Cole e pela Branca de Neve – e aí que entra a parte interessante.

Capa de Fables 3

A primeira coisa que descobrimos ao abrir a revista é que Branca de Neve é divorciada há séculos do Príncipe Encantado. Príncipe Encantado é um mulherengo patológico e aproveitador crônico e Branca, sua primeira esposa, mandou ele ir procurar a sua turma quando o encontrou na cama com Rosa Vermelha, sua irmã gêmea. Logo nas primeiras cenas, vemos Bela e Fera pedindo verbas para uma terapia conjugal , porque toda vez que brigam Fera se transforma novamente em fera.

Capa de Fables 4

Um pouco depois, somos apresentados ao Xerife das fadas… Bigby Wolf. Bigby é nada mais nada menos que o Lobo Mau, que teve seus crimes perdoados após a junção de todas as fábulas em um só lugar. Bigby recebe a visita de João, um trapaceiro crônico (de João e o Pé de Feijão), e descobre rapidamente que um crime foi cometido: Rosa Vermelha desapareceu e seu apartamento está cheio de sangue. Imediatamente, o xerife conta para Neve o ocorrido – e ela o chantageia para que a deixe participar das investigações.

Capa de Fables 5

Nesse mundo caótico que é o universo das Fábulas, acompanhamos Bigby e Neve enquanto interrogam as mais diversas personagens e nos aprofundamos no mistério que envolve o desaparecimendo de Rosa. No final, Bigby junta todos ao redor da piscina para fazer sua grande revelação com a citação brilhante: “Qualquer um que já tenha se imaginado como detetive, abertamente ou não, sonha com a chance de fazer a famosa cena do desfecho. (…) É o momento em que eu revelo QUEM fez O QUE, COMO fez e, mais importante, como EU descobri tudo isso.”. O desfecho é surpreendente e, como bonus, temos o conto “Um lobo no galinheiro”, que conta como Bigby conheceu Branca de Neve.

Fábulas foi criada por Bill Willingham e a arte dos primeiros volumes é da autoria de Lan Medina, Steve Lelaloha e Craig Hamilton. Os traços são belíssimos e a paleta de cores usada também é bem agradável aos olhos, combinando com a história rápida de invertigação que conta. As capas são uma coisa a parte, obras de arte mesmo, de autoria de James Jean e Alex Meleev. Fábulas já ganhou seiláquantosmil Eisner Awards, que é tipo o Oscar dos Quadrinhos.

Eu realmente recomendo se você gosta de contos de fada. A forma com que eles são reconstruídos é primorosa e é super divertido você ver as sutilezas do que eles se tornaram depois de séculos de convivência com o nosso mundo. Também é muito divertido ver as personalidades dos personagens e como o autor brinca com o relacionamento entre eles. Vale muito, muito, muito a pena!

Fábulas, Lendas no Exílio compreende as edições 1 – 5 de Fábulas, foi publicado como encadernado em inglês pela primeira vez em  2003 e no Brasil em 2008. Está a venda em Comix Shops e livrarias e se você não for rápido, pode acabar, que nem aconteceu com os primeiros encadernados de Sandman!

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em HQ, resenha

4 Respostas para “Muiito Épico: Fábulas – Lendas no Exílio

  1. Karlinha

    Nossa meninas, eu amei a postagem. Fabulas são otímas..algumas são boas outras nem tanto mais vou conferi-lás.Bjinhos.Tem post novo no coffie também ^^

  2. Debyh

    OMG adorei a dica *-* e parece realmente interessante ve contos de fadas contado de outro modo. o/

  3. Karlinha

    Pois é eu também gostei e detalhe numca tinha visto falar.

  4. Sarah Vox

    Eu amo Fables, leio a versão digitalizada e não sabbia que já tinha saído o encadernado em português.
    Amei o Blog. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s